Quase metade dos usuários das redes sociais (42,5%) dedicam 41 horas ou mais da sua semana à internet. Isso significa que eles estão conectados ao Facebook, Twitter e outros sites do tipo por quase 6 horas diárias, segundo um estudo de hábitos de internautas realizado pela E.life, empresa brasileira líder em inteligência de mercado e gestão do relacionamento 2.0 na América Latina.
As redes com mais usuários frequentes são o Twitter, com 47,2% de seus usuários on-line mais de 41 horas por semana e o Facebook, com 48,5%. Para o levantamento, foram ouvidas 945 pessoas no período de novembro de 2010 a janeiro de 2011.
Telefone
O estudo da E.life observou também um aumento no acesso via celular. Em 2009, o porcentual de pessoas que acessou as redes por seus aparelhos foi de 34,4% em 2010, o total subiu para 44,8%, representando a terceira maior plataforma para conexão.
Nas conexões móveis, os conteúdos mais acessados são as redes sociais e bate-papo on-line (através de aplicativos) e, ainda, a navegação em sites e a leitura de notícias (via browser). De acordo com os dados do E.life, baixar ou ouvir músicas on-line, jogos pela web, internet banking e download de podcasts são menos comuns via celular.
Os equipamentos mais utilizados para a navegação, no entanto, ainda são os desktops (82,2%), seguidos pelos notebooks. Mas a pesquisa revelou também um crescimento no número de acessos via netbooks, iPods, consoles, tablets e blu-rays.
Para que
Quando questionados sobre que atividades praticam na internet, 85,6% dos entrevistados disseram utilizar seu tempo on-line em conversas virtuais em tempo real. Paralelamente, 85,1% também utilizam seu tempo para administrar perfis nas redes sociais. Dos entrevistados, 64,2% dizem acessar as redes sociais e usar os bate-papos on-line simultaneamente. Também são hábitos comuns dos internautas escrever no Twitter, ler blogs e visualizar fotos (no Flickr, Orkut, Facebook, entre outros).
Mais usuários
O estudo aponta crescimento no número de usuários cadastrados em algumas redes sociais. Em 2009, 49,1% dos internautas consultados eram usuários do Facebook em 2010, esse número saltou para 91,3%. Seguindo o mesmo critério, o Twitter cresceu de 76,2% para 89,1%. Destaque também para o LinkedIn, rede com fins profissionais que possuía 21,8% das menções em 2009 e alcançou 47,5% em 2010. O crescimento do LinkedIn é atribuído ao lançamento de sua versão em português.
Dos serviços em que os usuários possuem conta, aqueles declarados como mais usados foram o Twitter, com 74%; o Facebook, com 63%; o MSN, com 48,4%; o Orkut, com 34,1% e o Youtube, com 12%. Apesar de ocupar o quarto lugar no ranking deste ano, em 2009 o Orkut era utilizado por 68,8% dos usuários cadastrados em redes sociais.
Segundo o levantamento, o principal interesse dos usuários no Twitter é a informação, com destaque para a busca de atualidades e leitura de notícias. Já no Facebook, no Orkut e no MSN, o cultivo dos laços sociais é que motiva o acesso, para que os usuários mantenham contato com amigos e parentes.