O governo federal, o BNDESPar e o Fundo Soberano atingiram 64% do capital votante da Petrobras, segundo comunicado enviado ontem pela estatal à SEC (o equivalente norte-americano da Comissão de Valores Mobiliários). Ao todo, a União chega a 48% do capital total da Petrobras, como afirmara na sexta o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Antes da capitalização, a União tinha 55,56% das ações ON e o BNDESPar, 1,94%. O Fundo Soberano não participava do capital da estatal. Pelo comunicado, foi possível saber, pela primeira vez, a composição de ações da participação do Fundo Soberano na Petrobras. Até então, sabia-se apenas que o Fundo Soberano tinha chegado a 3% da estatal, mas não havia a confirmação da proporção de ações ON (com voto) e PN (sem voto).
Sozinha, a União tem 57,32% das ações ON (com voto) e o BNDESPar tem outros 2,16%, conforme consta do prospecto definitivo da oferta, principal documento da capitalização. Como juntos eles têm 64%, o Fundo Soberano obteve 4,52% das 7,367 bilhões de ações ON o valor do investimento do fundo nessas ações foi de R$ 9,83 bilhões. Além das ações ON, o Fundo Soberano também comprou R$ 1,394 bilhões em papéis PN (sem voto).