Descoberta
Shell anuncia novo bloco de petróleo e gás
A petrolífera Shell encontrou novos indícios de petróleo e gás na área de influência do pré-sal da bacia de Santos. A empresa comunicou à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a descoberta no bloco BM-S-54, que fica próximo ao bloco BM-S-10, conhecido como Parati e operado pela Petrobras. A Shell havia encontrado petróleo no pré-sal apenas na parte capixaba da bacia de Campos, no bloco Nautilus. A companhia anglo-holandesa tem 100% do bloco, mas já acertou a venda de 20% para a francesa Total. O negócio precisa ser aprovado pela ANP. O bloco está localizado a cerca de 200 quilômetros ao sul do Rio de Janeiro, em uma área de 700 metros quadrados, a aproximadamente 2 mil metros de profundidade. Atualmente, a companhia produz em torno de 80 mil barris por dia no Parque das Conchas, nos campos de Argonauta BWest, Abalone e Ostra, na bacia de Campos.
Folhapress
O governo federal, o BNDESPar e o Fundo Soberano atingiram 64% do capital votante da Petrobras, segundo comunicado enviado ontem pela estatal à SEC (o equivalente norte-americano da Comissão de Valores Mobiliários). Ao todo, a União chega a 48% do capital total da Petrobras, como afirmara na sexta o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Antes da capitalização, a União tinha 55,56% das ações ON e o BNDESPar, 1,94%. O Fundo Soberano não participava do capital da estatal. Pelo comunicado, foi possível saber, pela primeira vez, a composição de ações da participação do Fundo Soberano na Petrobras. Até então, sabia-se apenas que o Fundo Soberano tinha chegado a 3% da estatal, mas não havia a confirmação da proporção de ações ON (com voto) e PN (sem voto).
Sozinha, a União tem 57,32% das ações ON (com voto) e o BNDESPar tem outros 2,16%, conforme consta do prospecto definitivo da oferta, principal documento da capitalização. Como juntos eles têm 64%, o Fundo Soberano obteve 4,52% das 7,367 bilhões de ações ON o valor do investimento do fundo nessas ações foi de R$ 9,83 bilhões. Além das ações ON, o Fundo Soberano também comprou R$ 1,394 bilhões em papéis PN (sem voto).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast