British Airways, American Airlines e Iberia obtiveram nesta quarta-feira aprovação da União Europeia para aprofundarem a aliança Oneworld em rotas transatlânticas e melhor competirem com grupos concorrentes. A Comissão Europeia também aprovou a fusão da British Airways com a Iberia.

CARREGANDO :)

Os membros da Oneworld desejam ampliar o pacto para aproveitarem o acordo "Open Skies" acertado entre Estados Unidos e União Europeia, que liberaliza a aviação transatlântica.

"A decisão de hoje permitirá às companhias aéreas colocarem em prática a aliança transatlântica que há muito aspiravam, assegurando que os cerca de 2,5 milhões de passageiros ... continuem a se beneficiarem de uma escolha de freqüências e preços competitivos", afirmou o comissário de defesa da concorrência da UE, Joaquín Almunia, em comunicado.

Publicidade

As três companhias concordaram em ceder alguns horários de pousos e decolagens em rotas entre Londres e Dallas, Boston, Miami e Nova York.

A Comissão disse que a fusão entre a British Airways e Iberia não gera entraves significativos para a competição na Europa.