• Carregando...

Líderes da União Europeia aprovaram nesta sexta-feira a criação do primeiro sistema regional de supervisão financeira na Europa, para ajudar a evitar qualquer nova crise econômica, mas concederam apenas poderes limitados para isso.

Os líderes também apoiaram, por unanimidade, a indicação de Jose Manuel Barroso para um segundo mandato de cinco anos como presidente da Comissão Europeia, braço executivo da UE, em uma reunião em Bruxelas.

O acordo sobre o sistema de supervisão financeira segue ao anúncio do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na quarta-feira, sobre o que ele disse ser a maior reforma na regulação do setor financeiro desde a década dos anos 1930.

"Nove meses atrás, se eu dissesse que iríamos concordar com um sistema pan-europeu de supervisão, ninguém acreditaria em mim", disse o presidente francês, Nicolas Sarkozy, apesar de ter reconhecido que a reforma não é tão ambiciosa como gostaria.

As propostas de supervisão financeira envolvem a criação de três organismos regulatórios pan-europeus no ano que vem para garantir que os países introduzam as novas regras, e um novo Comitê de Risco Sistêmico Europeu para analisar a estabilidade financeira.

Em meio às preocupações da Inglaterra sobre a regulação, o comunicado do encontro disse que qualquer decisão tomada pelos novos organismos "não deve colidir com qualquer responsabilidade fiscal dos países-membros".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]