A Unilever, fabricante anglo-holandês de produtos de higiene e alimentação, anunciou nesta quinta-feira (2) que pretende cortar 20 mil postos de trabalho no mundo durante os próximos quatro anos, 11% do total de empregados do grupo.
A Unilever tem 12 fábricas (em quatro estados) e cerca de 13 mil empregados no Brasil. O faturamento no país em 2006 foi de R$ 9,5 bilhões. A assessoria do grupo informou ao G1 que ainda não sabe se haverá demissões ou redução de fábricas no país.
"Esperamos que o programa total (de reestruturação) reduza a quantidade de empregos em 20 mil nos próximos quatro anos", declarou o presidente da Unilever, Patrick Cescau, paralelo à apresentação de seus resultados trimestrais.
Cescau informou que pode fechar entre 50 e 60 locais de produção que o grupo anglo-holandês tem no mundo, assim como realizar uma racionalização das redes de distribuição a fim de reduzir os custos e os ativos utilizados.
A Unilever espera assim reduzir em 1,5 bilhão anuais (equivalente a R$ 3,8 bilhões) os custos relativos ao pagamento de pessoal até 2010. No primeiro semestre de 2007, o grupo conseguiu lucro líquido de 2,281 bilhões --8% a mais que no mesmo período de 2006.
Segundo a Unilever, os negócios do grupo aumentaram nos mercados africano e asiático (5,6%) e europeu (1,4%), mas caíram 2,1% nos Estados Unidos e América Latina.
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