A Visanet e o Super Muffato juntaram forças para aumentar o número de transações eletrônicas de pagamento e incrementar o fluxo de clientes nos supermercados. As duas empresas assinam uma promoção de fim de ano que vai sortear carro zero e prêmios eletrônicos. Quem gastar acima de R$ 80 e pagar com cartões de bandeira Visa em uma das 23 lojas da rede paranaense de supermercados pode adquirir cupons de troca. Os detalhes estão nos endereços www.visa.com.br ou www.supermuffato.com.br .

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Crea vai ao Porto

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Paraná (Crea-PR), Álvaro Cabrini Jr., pretende apresentar propostas técnicas elaborados por profissionais da área sobre o complexo portuário de Paranaguá e Antonina. O Grupo de Trabalho sobre Transportes, que já existe no Conselho desde 2005, está sendo ampliado e o resultado de suas discussões será encaminhado ao futuro governador.

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Prêmio assespro

A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro-PR) abriu inscrições para três prêmios de tecnologia. O Prêmio Solução destaca as associadas que criaram soluções de tecnologia de informação; o Prêmio Gestor premia o administrador com o melhor projeto implementado, que tenha gerado benefícios para a organização em que trabalha; e o Prêmio Talento Acadêmico destina-se a alunos de instituições de ensino superior que apresentem o melhor projeto científico na área de tecnologia da informação. O regulamento está no www.assespropr.org.br. Os vencedores de cada categoria serão conhecidos em dezembro.

Rumo à China

Dez empresários paranaenses embarcaram sexta-feira com destino à China, em missão promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A missão inclui visita à Feira de Cantão — 100.ª Feira de Bens de Exportação da China, que começa terça-feira. Os empresários também visitarão Hangzhou, capital de Zhejiang, província-irmã do Paraná. Os investidores de Hangzhou vão conhecer produtos e serviços das empresas paranaenses e terão um dia para encontros de negócios, previamente agendados, de acordo com os setores e interesses dos viajantes.

Rumo à França

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Em outubro e novembro, o Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiep organiza duas missões empresariais com destino à França. A primeira é para o Salão Internacional de Alimentos, de 22 a 26, em Paris. A outra é para o Salão Internacional de Meio Ambiente — Pollutec 2006, a mais conceituada feira de produtos e serviços voltados à área ambiental, de 28 de novembro a 1.º de dezembro.

Rumo à Índia

Também em novembro, será a vez de visitar a Índia, em missão de negócios intermediada pelo CIN, em parceria com o Índia Trade Promotion. De 10 a 20 de novembro, os empresários participarão da 26.ª edição da Feira Internacional de Comércio da Índia (Índia International Trade Fair), segunda maior feira industrial e comercial da Ásia.

Revisão para baixo

No início do ano, a Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil — Factorings (Anfac) previa que o segmento cresceria 20%, se mantivesse o desempenho do ano passado. Como a economia brasileira não avançou o esperado, essa projeção foi cortada pela metade. "Foi um ano de poucos negócios. Se crescermos 10%, já está muito bom", diz Luís Lemos Leite, presidente da Anfac. O principal negócio das factorings é a compra de "recebíveis" de pequenas e médias empresas, principalmente indústrias. Ou seja, quando uma empresa vende a prazo mas precisa de dinheiro logo, a factoring "compra" esse crédito à vista – por um valor mais baixo, claro – e depois cobra do devedor o valor da venda.

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Discrição paranaense

No ano passado, as empresas de fomento mercantil movimentaram R$ 52 bilhões com essas operações. O Paraná respondeu por apenas 2,1% desse total (R$ 1,1 bilhão), enquanto São Paulo, o principal mercado, centraliza mais da metade das operações. Na divisão por setores, a indústria metalúrgica é a maior cliente das factorings, mas neste ano sua participação nas transações deve cair de 26,5% para 26%. Têxtil e confecções também recuam, de 9% para 8,5%. Em compensação, devem aumentar sua participação as empresas prestadoras de serviço e comerciais, além das indústrias química e gráfica e os setores sucroalcooleiro e de transportes.

No mundo da moda

Moda também é oportunidade para ações de responsabilidade social, no entender da Associação Junior Achievement Paraná, que vai marcar presença no XV Crystal Fashion, a partir de amanhã. Modelos desfilarão com camisetas da entidade para sensibilizar e convidar o empresariado paranaense a se juntar ao grupo de empresas socialmente engajadas.

Além dos desfiles, a Junior Achievement também terá um estande no evento, para explicar o projeto e seus princípios, com o objetivo de estimular os jovens a serem empreendedores.

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Panfleto útil

Se você nunca aceita panfleto nas ruas, pode ter desperdiçado oportunidades. O produtor de eventos musicais Joey (ele não revela o nome de batismo, menos artístico) não se arrepende de ter aceitado um desses no ano passado. O informe divulgava os serviços da ONG Aliança Empreendedora, que fomenta novos negócios, principalmente em bairros pobres. Depois de receber orientações de graça, ele parou de tomar prejuízos e agora tira cerca de R$ 600 por evento. "Eu só conhecia a parte prática, e agora aprendi a burocracia de captação de recursos", explica. Joey, da Right Road, é o homem por trás do Expresso da Rima, evento mensal de hip-hop realizado nas escadarias do Largo da Ordem.

Havan sem estátua

Quem está esperando a chegada de mais uma Estátua da Liberdade a Curitiba pode desistir. A quarta loja da varejista Havan na capital está pronta para abrir as portas no bairro Boa Vista, sem a imitação nova-iorquina. A gigantesca imagem esverdeada só é colocada como chamariz na primeira loja de cada cidade — caso da unidade no bairro Parolin. Instalada na Avenida Paraná, ao lado da Rua da Cidadania do Boa Vista, a loja será inaugurada no sábado, dia 21.