A Administração Nacional de Combustíveis, Álcool e Portland (Ancap), a estatal energética do Uruguai, analisa dois pedidos de exploração de petróleo apresentados pelas petrolíferas YPF, da Argentina, e Schuepbach Energy, dos Estados Unidos, disse o gerente de exploração e produção da Ancap, Héctor de Santa Ana. As propostas incluem diversos pontos exploratórios das regiões Noroeste e Centro do país. Uma das áreas que será explorada é Artigas, ao norte do país, na fronteira com o Brasil.
Todo o setor energético do Uruguai depende da importação, mas os projetos apresentados geram expectativas de encontrar petróleo e gás em terra e na plataforma marítima. Por isso, a Ancap pretende tratar os processos com rapidez, segundo informou Santa Ana. A solicitação de Schuepbach Energy diz respeito a blocos exploratórios em Salto, Tacuarembó e Durazno. YPF, por sua vez, também pretende iniciar exploração em Salto, na fronteira com a cidade argentina de Concórdia, e em Artigas, na divisa com a brasileira Quaraí, no Rio Grande do Sul.
O diretor da Ancap disse que os processos estão em fase de revisão de contratos. A Schuepbach Energy já trabalha na região de Achar, em Tacuarembó, onde encontrou rochas geradoras de petróleo a 400 metros de profundidade, em junho passado. Segundo Santa Ana, no caso de ser encontrado petróleo ou gás, convencionais ou não, ambas as companhias terão de se associar à Ancap, que terá direito à metade dos hidrocarbonetos. As expectativas são de que as companhias possam iniciar a exploração nos novos campos no primeiro semestre de 2012.
O início da exploração de petróleo em solo uruguaio é uma iniciativa do presidente da Ancap, Raúl Sendic, um dos dirigentes políticos da Frente Ampla, e conta com total apoio do presidente José "Pepe" Mujica. Assim como Mujica, o pai de Sendic foi guerrilheiro Tupamaro e um dos líderes do Movimento de Liberação Nacional.
- Média diária exportada cresceu 13,9% na quarta semana
- Arábia tem excedente orçamentário de US$ 59,7 bilhões
- Golfo evita debater mudança em rota do petróleo
- Para ministro árabe, demanda por petróleo ficará estável
- Irã prorroga acordo de petróleo com Turquia apesar de sanções
- Rio e SP lideram em postos com combustível adulterado
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião