Retaliação

China cancela reunião com brasileiros

Dias depois de o Brasil aumentar o IPI para carros importados e sob pressão do setor local, o Ministério do Comércio da China adiou na semana passada uma reunião de alto nível com o Itamaraty que deveria ter ocorrido ontem, em Brasília, entre o vice-ministro do Comércio da China, Wang Chao, e o secretário-geral do Itamaraty, Ruy Nogueira.

As montadoras chinesas, que estão entre as mais prejudicadas pela alta, têm criticado duramente o aumento do IPI. Há uma semana, representantes da JAC Motors se reuniram no Ministério do Comércio, em Pequim, em busca de apoio. A empresa classificou a medida de "irracional e parcial" e contrária às diretrizes da OMC, e congelou os planos de investimento no Brasil. Outra montadora chinesa, a Chery, manteve os planos de investir no Brasil, mas uma de suas importadoras entrou na Justiça contra o aumento.

Já a Associação dos Carros de Passeio da China (CPCA, na sigla em inglês), entidade que reúne as principais montadoras do país, disse que o ajuste abrupto "provocou estragos na confiança mútua". (Folhapress)

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Brasília - A secretária de Desen­volvimento da Produção, do Ministério do Desenvol­vi­mento, Indústria e Comércio Exterior, Heloisa Meneses, informou ontem que o Brasil pode abrir uma exceção para o Uruguai em relação ao au­­mento da alíquota do Imposto sobre Produtos Industriali­zados (IPI) para carros importados. "A medida foi muito significativa para o Uruguai, mas o comércio é pouco significativo para o Brasil", afirmou, depois de participar de uma reunião com o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, e o vice-ministro de Economia e Finanças do Uruguai, Luis Porto.

O Uruguai quer que as montadoras Kia, Lifan e Chery possam continuar exportando os carros montados no Uruguai para o Brasil sem o aumento do IPI. Essas montadoras não conseguem cumprir o índice de conteúdo regional que garantiria a manutenção do tributo no mesmo patamar. A secretária lembrou que o Brasil tem um acordo automotivo com o Uruguai com uma cota de 12 mil veículos por ano, que podem entrar no Brasil com benefícios tributários.

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Heloisa disse que o decreto elevando o IPI para importados é "emergencial". Segundo ela, o governo irá construir, até o fim do ano que vem, um regime automotivo de fato. A secretária afirmou que o governo fará um acompanhamento do aumento de preços de automóveis e da manutenção do emprego na indústria automotiva. Ela disse que em nenhum mo­­men­­to a Anfavea se comprometeu em manter os preços, mas afirmou que o setor não tem motivo para reajustes.