BUENOS AIRES - De acordo com informações reveladas nesta quinta-feira pelo senador americano Mel Martínez, o Uruguai já teria chegado a um acordo de livre comércio com os Estados Unidos, faltando apenas ratificá-lo, o que aconteceria durante uma visita de parlamentares dos EUA à Argentina, apesar da censura do Brasil à iniciativa.
O senador, que lidera a comissão, disse ainda que "o tratado já está feito". O anúncio surge no momento em que o Brasil, principal membro do Mercosul, alertou o Uruguai de que deveria deixar o bloco sul-americano se deseja um acordo comercial individual com os EUA.
- Cada país da região deverá entender que o livre comércio com os EUA é um tratado muito conveniente para o Uruguai - comentou Martínez à emissora Rádio 10, de Buenos Aires.
- Acho que haverá um tratado de livre comércio em nível regional - insistiu o senador, reafirmando que "só falta a ratificação do Uruguai e da Casa Branca".
O ministro da Economia do Uruguai, Danilo Astori, havia declarado também, na semana passada, a um jornal de Montevidéu, que entre as prioridades de seu país, estava a abertura do comércio com os EUA e com a China.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast