Fundada em 1998 e ainda muito associada ao público de terceira idade, a fabricante especializada em sapatos confortáveis Usaflex investiu R$ 2,7 milhões na ampliação de seu pátio fabril em Igrejinha (RS) com vistas a avançar no plano de expansão traçado em fins de 2016, quando a empresa passou ao controle majoritário do grupo Axxon. Com metas ambiciosas, a Usaflex quer alcançar faturamento de R$ 750 milhões em 2022, duas vezes e meia a cifra da companhia quando da aquisição.
A sede ganhou área adicional de 1,4 mil m² (inaugurados em abril), movimento que permitirá à empresa aumentar o quadro de funcionários em 13% nos próximos cinco anos, com a contratação de 400 colaboradores até 2024. Atualmente com 3 mil trabalhadores em três unidades (todas no Rio Grande do Sul), a Usaflex produz 25 mil pares de sapatos ao dia e vem diversificando o público comprador, especialmente a partir do crescimento da rede de lojas franqueadas – estratégia também estabelecida pela nova gestão.
De acordo com o CEO da Usaflex, Sérgio Bocayuva, “ao contrário do mercado, que tem sofrido bastante, a gente vem num ritmo bastante acelerado de crescimento nos últimos dois anos, o que reflete muito uma visão de gestão diferenciada do setor: a gente tem uma visão muito mais varejista do que de indústria. E acaba se refletindo nos resultados alcançados através de muito investimento na área de marketing, da estruturação da área de franquias, e-commerce, na área de exportação”, enumera.
Para “apertar o passo”
A alusão de Bocayuva à retração do segmento é comprovada por dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), compilados no mais recente Relatório Setorial divulgado pela entidade. Em 2018, a indústria calçadista teve levíssima variação positiva de 0,1%, ainda amargando as dificuldades de recuperação após queda considerável na produção entre os anos de 2014 e 2016, acumulada em 9,2%.
Naquele ano de 2016, quando a Axxon Group assumiu a Usaflex, a receita bruta da empresa foi de R$ 288,5 milhões, cifras que tiveram incremento de 17,6% desde então. Conforme o executivo Sérgio Bocayuva, “no ano passado nós tivemos uma receita bruta de R$ 339 milhões e para este ano a gente projeta algo em torno de R$ 414 milhões, um crescimento de 24%”. O otimismo do CEO se baseia especialmente na ampliação do projeto de franquias, já classificado como estratégia bem-sucedida pelo executivo, mas que ainda deve avançar mais para atingir os patamares almejados.
A meta definida pela Usaflex é por chegar às 340 lojas franqueadas até 2020, salto considerável em comparação com as 26 unidades existentes em 2016 – hoje são 140 delas, ou seja, presença mais que quintuplicada em dois anos. Sobre o avanço e a modalidade, o CEO afirma: “franquia é o melhor canal que eu posso gerar experiência em oferta de serviço; você, numa loja franqueada, gera não somente uma experiência diferenciada com o produto, mas também efetivamente tem o controle melhor das vendas. É um projeto que foi criado com enorme sucesso”, celebra.
Novos públicos
Outro resultado colhido pela Usaflex e que Bocayuva atribui à multiplicação das lojas franqueadas é a diversificação do público consumidor da marca: “quando a gente comprou a companhia em novembro de 2016, 75% das vendas eram realizadas por um público acima dos 40 anos. Com as franquias a gente consegue ampliar esse público até 25 anos. A Usaflex era reconhecida no mercado como uma empresa que fazia produtos para velhos, para pessoas de idade, e isso não era uma verdade”, destaca. Atualmente o portfólio da fabricante reúne 800 modelos de calçados masculinos e femininos e, na avaliação do CEO, as franquias permitem que a empresa ofereça uma experiência de compra mais ampla, aumentando capacidade para apresentar os produtos diretamente ao consumidor.