Julián Ugarte é o nome dele. Fundador e diretor no Centro de Inovação "Teto", uma das maiores ONGs da América Latina, o chileno deu uma aula de empreendedorismo social neste domingo (29), último dia da edição Recife da Campus Party. Com muita vontade de mudar o mundo, Urgate mostrou que a criatividade pode fazer a diferença. Seu mais recente projeto, de inclusão digital, deve afetar mais de 4 milhões de chilenos, cerca de 25% da população do país.
Durante a apresentação, Urgate usou seu exemplo, sua biografia e as ações realizadas pela ONG para contar a história. Começou falando de sua família e de como sonhava em mudar o mundo. "Gostaria de demonstrar que sou uma pessoa normal e desde garoto eu gosto do espírito de alcançar o máximo, mesmo que pareça impossível", disse.
Urgate lembrou que no Chile 30 mil famílias estão morando em favelas e não tem condições. A solução não seria levar para outros lugares. isso só criaria bolsões de pobreza, conta Urgate. O "Teto" se ocupa de melhorar a vida dessas pessoas. "Como equipar essas moradias? Soluções, mobília, equipamentos e a questão do design foram sendo desenvolvidos", disse.
O chileno também explicou que as soluções devem ser ter valor agregado para transformar, serem sustentáveis e ter escala, para alcançar o mundo. Ao longo da palestra, Urgate deu vários exemplos de soluções criativas, como duchas manuais para tomar banho, duchas de montagem simples que custam 3 dólares e filtro de água revolucionário. O projeto de maior impacto da ONG é um notebook wi-fi que custa 20 dólares. Hoje o "Teto" está em mais de 20 países.
- Partido Pirata do Brasil é fundado durante a Campus Party Recife
- O sonho empreendedor de Bel Pesce, "A Menina do Vale"
- Palestra do bioartista Eduardo Kac é cancelada na Campus Party
- Só as pessoas podem mudar as cidades
- Webcelebridades lotam palco alternativo da Campus Party Recife
- "Estão matando a liberdade de expressão", diz fundador do Partido Pirata
- Campus Party Recife terá edição 2013
- Inovação como alma da startup
- Grandes empresas também querem os games na educação
- Campus Party Recife: um pesseio em fotos pela feira
- "Mike Nasa" defende a importância de aprender na prática
- Feira debate tecnologia em Recife