Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sustentabilidade

Usando a criatividade para mudar o mundo

Urgate diz que uma nova geração de empreendedores sociais está surgindo | Luís Celso Jr./ Gazeta do Povo
Urgate diz que uma nova geração de empreendedores sociais está surgindo (Foto: Luís Celso Jr./ Gazeta do Povo)

Julián Ugarte é o nome dele. Fundador e diretor no Centro de Inovação "Teto", uma das maiores ONGs da América Latina, o chileno deu uma aula de empreendedorismo social neste domingo (29), último dia da edição Recife da Campus Party. Com muita vontade de mudar o mundo, Urgate mostrou que a criatividade pode fazer a diferença. Seu mais recente projeto, de inclusão digital, deve afetar mais de 4 milhões de chilenos, cerca de 25% da população do país.

Durante a apresentação, Urgate usou seu exemplo, sua biografia e as ações realizadas pela ONG para contar a história. Começou falando de sua família e de como sonhava em mudar o mundo. "Gostaria de demonstrar que sou uma pessoa normal e desde garoto eu gosto do espírito de alcançar o máximo, mesmo que pareça impossível", disse.

Urgate lembrou que no Chile 30 mil famílias estão morando em favelas e não tem condições. A solução não seria levar para outros lugares. isso só criaria bolsões de pobreza, conta Urgate. O "Teto" se ocupa de melhorar a vida dessas pessoas. "Como equipar essas moradias? Soluções, mobília, equipamentos e a questão do design foram sendo desenvolvidos", disse.

O chileno também explicou que as soluções devem ser ter valor agregado para transformar, serem sustentáveis e ter escala, para alcançar o mundo. Ao longo da palestra, Urgate deu vários exemplos de soluções criativas, como duchas manuais para tomar banho, duchas de montagem simples que custam 3 dólares e filtro de água revolucionário. O projeto de maior impacto da ONG é um notebook wi-fi que custa 20 dólares. Hoje o "Teto" está em mais de 20 países.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.