A Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, atingiu uma marca recorde de geração de energia nesta terça-feira (18). A 13 dias de fechar o balanço de geração de 2012, Itaipu ultrapassou a marca de 94,68 milhões de megawatts-hora (MWh) - volume atingido em 2008 e que era o máximo que a usina conseguiu produzir em um ano. O recorde foi batido às 15h10.
O total de energia produzido até esta terça-feira (18) em Foz do Iguaçu seria suficiente para abastecer o consumo do mundo inteiro por dois dias. Se fosse possível que a energia pudesse ser usada na América Latina, durante 80 dias a região ficaria abastecida.
O bom resultado na geração foi registrado mesmo com a estiagem registrada na Bacia do Rio Paraná. A média de água que passou pela usina foi de 11,25 milhões de litros por segundo. O resultado concede a marca de quinto melhor volume de água dos últimos 13 anos na represa, segundo informações divulgadas pela Itaipu.
Solenidade
Uma solenidade estava prevista para marcar a data. Diretores e empregados da usina se reuniriam na margem direita para visualizar o recorde em telões montados no Edifício de Carga e Descarga.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast