A utilização da capacidade instalada na indústria brasileira ficou em 81,1% em abril, segundo os dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira, 3. O índice ficou no mesmo nível do registrado em março, que foi revisado para 81,1%. Em relação aos 83,1% verificados em abril de 2013, pela série dessazonalizada, a utilização da capacidade instalada mostrou queda em abril de 2014.
Na avaliação da CNI, os indicadores industriais divulgados hoje confirmam desaquecimento da atividade em abril. Comparados a março, os indicadores de abril mostraram queda - exceto as vendas reais, medidas pelo faturamento do setor, que subiram 2 7%. Nessa base de comparação, as horas trabalhadas caíram 0,1%, o emprego recuou 0,6%, a massa salarial real apresentou queda de 1,3% e o rendimento médio real ficou 0,2% menor.
Na comparação com abril de 2013, as vendas caíram 4,6% e as horas trabalhadas, 5,9%. Por outro lado, o emprego apresentou alta de 0,4%, a massa salarial subiu 2,2% e o rendimento médio real avançou 1,7%.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast