• Carregando...

A concessão emergencial de crédito pelo Banco Central Europeu (BCE) se manteve excepcionalmente elevada pelo segundo dia seguido nesta sexta-feira, aumentando o temor de que um banco da zona do euro possa estar enfrentando sérios problemas de financiamento.

Dados do BCE mostraram o empréstimo de mais de 16 bilhões de euros dentro da linha emergencial de crédito de um dia. É a maior quantidade desde junho de 2009. A cifra estava em 1,2 bilhão de euros há dois dias, e na quinta-feira disparou a mais de 15 bilhões de euros.

O BCE não detalhou os dados e não quis fazer comentários quando questionado sobre a súbita mudança.

Operadores continuavam sem saber se a subida se deve a um problema de financiamento ou a um erro por parte de um banco, que não teria tomado crédito suficiente nas operações semanais do BCE, no começo da semana.

"Como nenhum banco ou grupo bancário de nenhum país da zona do euro está buscando capital agressivamente no mercado interbancário no momento, é provável que algo tenha dado errado na principal operação de refinanciamento", disse um operador de mercado da zona do euro.

"Não há demanda ampliada em nenhum sistema de operações de mercado que indicaria problemas reais", acrescentou.

"O banco ou grupo bancário precisa recorrer ao dinheiro do BCE, gostando ou não, ou está fazendo isso para não parecer ativo no mercado de capital e não ser estigmatizado."

A teoria de que a alta da concessão de crédito emergencial deve-se a um simples erro parece ser apoiada por dados das operações semanais do BCE. Os bancos tomaram emprestado 137 bilhões de euros nesta semana, a menor quantia desde junho e 19 bilhões de euros a menos que o registrado na semana anterior. Operadores esperava que a demanda na última operação fosse de 160 bilhões de euros.

Porém, de acordo com uma fonte na Itália, a subida não se deve a um erro técnico, e mostra que o mercado aberto ainda não está funcionando completamente em todas as suas partes

A última vez que o crédito emergencial excedeu 10 bilhões de euros em um dia foi em 24 de junho de 2009, quando o BCE concedeu 28,7 bilhões de euros, quantia recorde. Neste ano, o crédito diário ficou apenas duas vezes acima de 1 bilhão de euros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]