No ano passado, as pessoas nos Estados Unidos aumentaram vastamente a quantidade de tempo que passaram assistindo televisão e navegando na internet simultaneamente. Os números do instituto de pesquisa Nielsen mostram que, levando em conta apenas as pessoas que usaram as duas tecnologias juntas ao menos uma vez ao mês, o tempo de uso saltou de 2 horas e 36 minutos para 3 horas e 30 minutos. O crescimento foi de 34,5% entre dezembro de 2008 e dezembro de 2009. Esses usuários representam 59% da população americana.Matthew OGrady, pequisador da Nielsen que estuda o uso das mídias cross-platforms (ou seja, a transferência ou simultaneidade de uso por meio de diferentes formas de acesso), diz que a mudança reflete principalmente o uso de redes sociais pelos usuários enquanto eles assistem programas de televisão. Esse uso é mais intenso em programas de grande audiência. "Durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno nós vimos que, dos painelistas da Nielsen que estavam on-ine, 40% também estavam no Facebook, e eles ficaram 16 minutos no site, em média", conta OGrady. A forma de pesquisa adotada pelo Nielsen inclui o acompanhamento de grupos de usuários (os "painelistas" citados pelo pesquisador), que são monitorados enquanto consomem conteúdo de mídia. O uso simultâneo ganha possibilidades com a adoção de tevês com acesso à internet.
Depois do Facebook, o segundo site mais popular para aqueles que estavam assistindo a cerimônia de abertura foi o Google, que obteve uma média de apenas três minutos de permanência por usuário. Um comportamento semelhante pode ser esperado dos brasileiros durante a Copa do Mundo beneficiando não apenas o Facebook, mas também o Orkut e o Twitter.