Custando a partir de R$ 51 mil, o utilitário esportivo Renault Duster finalmente chega ao mercado, não só com a intenção de concorrer com o Ford EcoSport, que lidera o segmento, mas também de auxiliar a marca francesa a conquistar maior fatia do mercado, passando dos 160 mil veículos vendidos em 2010 para 200 mil neste ano.
O novo modelo será vendido em seis versões, sendo três com motor 1.6 16V Hi-Flex, tração 4x2 e câmbio manual de cinco marchas: básica, Expression (intermediária) e Dynamique (a mais requintada). As outras três têm motor 2.0 também flex, derivado do Mégane: a 4x2 com caixa de 6 marchas, a Dynamique automática e a 4x4 com câmbio manual de 6 velocidades. O sistema de tração integral do Duster foi fornecido pela Nissan e tem acionamento simples, por meio de um seletor no console, com três posições: 2WD, Auto e Lock.
Investimentos
O Duster será apresentado oficialmente hoje em Foz do Iguaçu pelo presidente mundial do grupo Nissan-Renault, Carlos Ghosn, que amanhã estará em Curitiba para anunciar um investimento de cerca de R$ 1,5 bilhão na ampliação de suas operações no Paraná. O protocolo de intenções que será assinado por Ghosn e pelo governador Beto Richa prevê o aumento de produção na fábrica de São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba), lançamento de novos modelos (iniciado com o Duster), criação de um centro tecnológico de desenvolvimento de novos produtos para as Américas, um centro de engenharia e treinamento e outro para a distribuição de peças. A execução desse projeto irá criar pelo menos 2 mil empregos, dos quais mil somente neste ano.
O jornalista viajou a convite da Renault.