- Os problemas do acordo comercial do Brasil com a China e o prejuízo milionário causado pela suspeita do mal da vaca louca são os assuntos deste episódio do podcast 15 Minutos.
*) Por enquanto é só uma mera suspeita, que tem tudo para ser “alarme falso”. Mas o prejuízo já é quase uma certeza.
Estamos falando do possível caso do mal da vaca louca identificado no estado do Pará.
Esta mera suspeita interrompe por tempo indeterminado a exportação para a China de 520 mil animais por mês, a um faturamento médio de US$ 676 milhões. O prazo dessa interrupção vai depender dos chineses.
E é aí que está o problema: os termos do acordo comercial entre Brasil e China, costurado em 2015, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Com a intenção de abrir o mercado chinês, aceitaram-se algumas condições que não são exigidas de nenhum outro parceiro comercial dos asiáticos.
Os problemas desse acordo e o prejuízo milionário causado pela suspeita do mal da vaca louca no Brasil são os assuntos deste episódio do podcast 15 Minutos. O convidado é Marcos Tosi, editor de Agronegócio, da Gazeta do Povo.
***
O podcast 15 minutos é um espaço para discussão de assuntos importantes, sempre com análise e a participação da equipe de jornalistas da Gazeta do Povo. De segunda a sexta, de forma leve e dinâmica, com a duração que cabe na correria do seu dia. Apresentação é do jornalista Márcio Miranda.
***
Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro montagem: Leonardo Bechtloff; estratégia de distribuição: Marcus Ayres.
Conanda aprova aborto em meninas sem autorização dos pais e exclui orientação sobre adoção
Piorou geral: mercado eleva projeções para juros, dólar e inflação em 2025
Brasil dificulta atuação de multinacionais com a segunda pior burocracia do mundo
Dino suspende pagamento de R$ 4,2 bi em emendas e manda PF investigar liberação de recursos
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast