O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), afirmou nesta terça que a mineradora Vale anunciará na quarta investimentos de grande porte no Estado. O anúncio dos investimentos da companhia está previsto para as 15 horas, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O governador não revelou o valor que será anunciado. "Estou otimista quanto ao anúncio e me parece que é algo absolutamente expressivo", disse.
No dia 22 de setembro, durante o 13º Congresso Brasileiro de Mineração, promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Sérgio Barroso, revelou que a Vale deveria anunciar investimentos em novos projetos e expansões de minas no Estado. Na ocasião, Barroso afirmou que os investimentos seriam de aproximadamente R$ 6 bilhões.
Segundo Barroso, um dos projetos, denominado Apolo, fica entre os municípios de Santa Bárbara e Caeté, na região Central do Estado, e tem capacidade para a produção de aproximadamente 24 milhões de toneladas de minério de ferro. O projeto deverá demandar investimentos em torno de R$ 4 bilhões.
Outro plano que poderá ser incluído no programa é a expansão da mina de Conceição, em Itabira, também na região Central de Minas e considerado o berço da Vale. Nesta localidade, a mineradora tem ainda a mina de Cauê. Juntas, as duas minas têm capacidade para a exploração de 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Procurada pela Agência Estado, a Vale não confirmou oficialmente o anúncio do investimento.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião