A Vale International vai começar a construir um complexo de minério de ferro de 9 bilhões a 14 bilhões de ringits (2,95 bilhões a 4,57 bilhões de dólares) na Malásia em agosto ou julho, publicou o jornal The Star nesta sexta-feira.
Zambry Abdul Kadir, ministro-chefe do estado indiano de Perak, onde o complexo será criado, informou que a maior produtora de minério de ferro do mundo vai desenvolver as instalações na cidade costeira de Lumut.
"Será o maior complexo da Vale fora do Brasil. Todas as aquisições necessárias foram feitas; é apenas questão de começar a fazer agora", disse Zambry, segundo o jornal.
O ministro comentou que o governo não tem participação no projeto, mas vai integrar operações portuárias e logísticas. Haverá também compartilhamento com companhias locais de atividades de refino e distribuição (downstream).
A Vale está construindo pontos de distribuição de minério em Omã e na Malásia para operar navios cargueiros Chinamax, que podem transportar 400 mil toneladas de minério e devem reduzir custos para a Vale e fretes para toda a indústria em um momento em que o mercado enfrenta excesso de oferta.