A Vale disse nesta terça-feira (23) que está buscando estabelecer uma nova política comercial junto aos seus clientes, que envolva mais flexibilidade em relação aos preços do minério de ferro.
"[A Vale]... conforme documentos arquivados junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e demais órgãos reguladores, já informou oficialmente que implementou nos últimos tempos uma nova política comercial, envolvendo, entre outras coisas, uma abordagem mais flexível com relação aos preços do minério de ferro, inclusive quanto a sua forma de venda", disse a empresa.
"Flexibilidade esta plenamente aplicável aos mercados e clientes nas mais diversas geografias em que atua", acrescentou a empresa. Segundo o comunicado, "tal política reflete a realidade de mercado e as necessidades específicas de cada cliente."
Nesta terça, o jornal "Valor Econômico" publicou reportagem em que detalhou como funcionaria o novo modelo comercial da empresa. A reportagem informou que a Vale enviou a clientes um documento comunicando a adoção de um novo sistema de preços em substituição à negociação anual e uma nova tabela de preço para o minério de ferro com alta de mais de 100%, que passará a vigorar a partir do segundo trimestre.
A Vale disse que não enviou qualquer comunicado ao mercado de capitais sobre preços dos seus produtos, mas não comentou se a nova proposta teria sido enviada a seus clientes.