O avanço das empresas ligadas a commodities conseguiu levar a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) para o terreno positivo nesta quarta-feira (13), depois de o mercado financeiro brasileiro registrar quatro baixas seguidas.
O Ibovespa - índice-referência para o mercado brasileiro - chegou a subir 1,75% na máxima do dia, mas não sustentou o patamar, e acabou por fechar em leve alta de 0,13%, aos 54.573 pontos.
Os setores de metais e de petróleo e gás, que têm grande participação no índice, eram os que mais subiram no dia. As ações da Vale do Rio Doce avançaram quase 5% nesta quinta-feira, enquanto as da Petrobras ganharam quase 3%.
O mercado brasileiro contrariou as baixas das bolsas internacionais. Na Europa, o principal índice do continente registrou recuo de mais de 2%.
Baixa
Por outro lado, a forte alta do preço do barril do petróleo castigava os papéis preferenciais da Gol Linhas Aéreas, que registraram queda superior a 6% no fim do pregão.
Por conta de problemas econômicos, que se reverteram em prejuízos para a Gol, a empresa de aviação divulgou na semana passada um plano de corte de custos para fazer frente ao aumento das despesas provocado pela escalada dos preços de combustíveis.