O avanço das empresas ligadas a commodities conseguiu levar a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) para o terreno positivo nesta quarta-feira (13), depois de o mercado financeiro brasileiro registrar quatro baixas seguidas.
O Ibovespa - índice-referência para o mercado brasileiro - chegou a subir 1,75% na máxima do dia, mas não sustentou o patamar, e acabou por fechar em leve alta de 0,13%, aos 54.573 pontos.
Os setores de metais e de petróleo e gás, que têm grande participação no índice, eram os que mais subiram no dia. As ações da Vale do Rio Doce avançaram quase 5% nesta quinta-feira, enquanto as da Petrobras ganharam quase 3%.
O mercado brasileiro contrariou as baixas das bolsas internacionais. Na Europa, o principal índice do continente registrou recuo de mais de 2%.
Baixa
Por outro lado, a forte alta do preço do barril do petróleo castigava os papéis preferenciais da Gol Linhas Aéreas, que registraram queda superior a 6% no fim do pregão.
Por conta de problemas econômicos, que se reverteram em prejuízos para a Gol, a empresa de aviação divulgou na semana passada um plano de corte de custos para fazer frente ao aumento das despesas provocado pela escalada dos preços de combustíveis.
Barroso vota por manter exigência de decisão judicial para responsabilizar redes por ofensas
Dias de pânico: o que explica a disparada do dólar e dos juros
Congresso fecha lista do “imposto do pecado”; veja o que terá sobretaxa e o que escapou
Como funciona a “previdência militar” que o Congresso vai rever
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast