A Vale começa nesta quinta-feira sua primeira operação no Chile, a mina de cobre Tres Valles, um investimento de 140 milhões de dólares que vai produzir 18,5 mil toneladas de catodos de cobre por ano, informou a Vale em nota.
Tres Valles fica em Salamanca, quarta Região de Coquimbo, onde em 2005 explorações da Vale levaram ao descobrimento das jazidas de Papomono e Don Gabriel. A planta possui duas minas, uma a céu aberto (Don Gabriel) e outra subterrânea (Papomono).
"Em outubro de 2008 foram entregues os estudos de impacto ambiental do Projeto Tres Valles e a licença ambiental foi aprovada 12 meses depois. No ano seguinte, o projeto entrou em sua etapa final de construção, um tempo recorde para um empreendimento desse porte", informou a Vale.
A produção de cobre no Chile será destinada principalmente aos mercados do Brasil, da América do Norte e da Ásia. Os recursos resultantes da operação serão reinvestidos no país, disse a empresa.
Além de Tres Valles, a mineradora produz concentrados de cobre em Sossego, Carajás, no Sudeste do Pará. No Canadá, a Vale produz concentrado de cobre anodo e catodo, associado às suas operações de exploração de níquel, em Sudbury e em Voisey Bay.
O cobre representa cerca de 5% da receita total operacional da Vale, enquanto o minério de ferro lidera com quase 60%
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast