A Companhia Vale do Rio Doce anunciou nesta quarta-feira mais um acordo para aumento do preço do minério de ferro em 2007. Desta vez, a maior siderúrgica da Coréia, Pohang Steel Corporation (Posco), aceitou o alta de 9,5% acertada inicialmente com grupos chineses.

CARREGANDO :)

Nesta quarta-feira, a maior produtora de minério de ferro do mundo também anunciou o mesmo reajuste para as siderúrgicas japonesas. Agora só faltam as européias, que devem seguir o mesmo patamar de preços.

No ano passado, a alemã ThyssenKrupp foi a responsável pelo primeiro contrato de aumento nos preços para 2006, da ordem de 19%. Em 2005, as siderúrgicas japonesas foram as primeiras a aceitar o inédito reajuste de 71,5% para a matéria-prima do aço.

Publicidade

Em uma das negociações mais rápidas dos últimos anos, facilitada pela pressão da demanda sobre a oferta da commodity, a Vale balizou o mercado de minério de ferro para 2007 ao fechar contrato com a maior siderúrgica chinesa, Baosteel, em 21 de dezembro.

Esta foi a primeira vez que a China saiu na frente das suas concorrentes em um acordo para aumento do preço do minério de ferro, consolidando a sua posição de maior produtora de aço do mundo.

Japão

As maiores siderúrgicas do Japão aceitaram uma elevação de 9,5% no preço do minério de ferro a ser fornecido pela Vale em 2007.

Tanto Nippon Steel, segunda maior siderúrgica do mundo, quanto a JFE Steel, quarta maior do setor, informaram que concordaram com o reajuste definido pela mineradora brasileira.

Publicidade

O porta-voz da JFE Steel disse que este foi o primeiro acordo de preço de minério de ferro para o ano que começa em abril.

- As negociações com as outras empresas vão acontecer mais tarde.