A Vale, maior produtora global de minério de ferro, teve prejuízo de 3,381 bilhões de reais entre julho e setembro deste ano, contra lucro de 7,949 bilhões de reais no mesmo período de 2013, em um trimestre duramente impactado pela queda do preço da matéria-prima do aço e por perdas cambiais.
O resultado, prejuízo de 1,44 bilhões de dólares, ficou muito abaixo da média das estimativas do mercado obtidas pela Reuters, que apontava um lucro de 956 milhões de dólares no período.
A empresa destacou que os benefícios do recorde de produção de 85,7 milhões de toneladas de minério de ferro no período não foram totalmente capturados devido ao acúmulo de 9,3 milhões de toneladas em estoques ao longo da cadeia, parcialmente em consequência da interrupção da Estrada de Ferro Carajás em setembro.
Disse ainda que o prejuízo refletiu principalmente o impacto não-caixa de variações cambiais e perdas monetárias em dívidas e derivativos de 6,223 bilhões de reais devido à depreciação do real frente ao dólar.
Escalada internacional do embate entre Moraes e direita evoca sanções inéditas ao juiz
Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Congressistas dos EUA votam proposta que pode barrar entrada de Moraes no país
Mudanças em ministérios indicam guinada do governo para petismo ideológico
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast