Os moradores paranaenses vão ter uma redução no valor da conta de luz a partir de domingo (24). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste das tarifas da Copel (Companhia Paranaense de Energia). Os índices médios de reajuste ficaram em -2,04% para classes de consumo de baixa tensão (as residências) e -0,21% para classes de alta tensão (indústrias).
Segundo a assessoria da Copel, o reajuste negativo se deve em razão da adaptação ao momento econômico pelo qual o país passa, com a inflação baixa e o dólar em queda, por exemplo. Os reajustes são anuais e somente em 2008 haverá uma nova mudança nas contas dos consumidores paranaenses.
A explicação da Aneel para a redução no preço da tarifa é, principalmente, pela redução e menor incidência da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC). Essa conta é destinada a subsidiar a geração de energia nas usinas termoelétricas quando as usinas hidrelétricas precisam de ajuda para conter a demanda de energia. A queda da CCC foi basicamente na região Norte do país, mas refletiu em praticamente todas as distribuidoras de energia do Brasil, como foi o caso da Copel.
No Paraná, existem usinas termoelétricas em Araucária, na região metropolitana de Curitiba, e em Figueira, no Norte Pioneiro do estado. A Copel fornece energia elétrica a 3.337.447 unidades consumidoras em 393 municípios paranaenses e na cidade de Porto União, no estado Santa Catarina.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião