O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (17) o levantamento da Produção Agrícola Municipal 2007 (PAM), que analisou a agricultura em 5.665 municípios brasileiros e o valor da produção que ela atingiu dentro das propriedades no ano passado. O valor de produção da agricultura brasileira cresceu 17,8% entre 2006 e 2007, chegando a pouco mais de R$ 116,59 bi. Conhecido como principal produtor brasileiro de grãos, o Paraná foi destacado pela evolução na citricultura, tendo crescimento de 23,6%.
A alta se deve principalmente ao desempenho da região Noroeste do estado, que tem uma citricultura bastante desenvolvida e produtiva, apoiada por fábricas produtoras de suco da região. Além da região, também se destacam, segundo o engenheiro agrônomo e supervisor de estatísticas agropecuárias do IBGE do Paraná Jorge Mryczka,os municípios de Arapongas e Astorga, no Norte.
No resultado nacional, foi apontado que as lavouras de soja, cana-de-açúcar e milho impulsionaram a alta, com base em um bom cenário internacional, tecnologia no cultivo. A cana-de-açúcar teve a safra mais voltada ao álcool dos últimos anos em 2007, confirmando a tendência iniciada em 2005 por conta de incentivos à produção do combustível. O Paraná possui grande produção dos três produtos, sendo inclusive o maior produtor brasileiro de milho e o segundo de soja.
Para Jorge Mryczka, 2007 foi um ano muito bom para a agricultura do estado, pois o preço dos grãos se comportou num ótimo patamar, diferente da baixa atual de alguns produtos. "2008 também foi um bom ano, mas tivemos uma baixa de preços na hora da colheita do trigo, nosso principal produto de inverno", explicou Mryczka.