O comércio brasileiro amargou em outubro a primeira queda mensal no volume de vendas após sete meses consecutivos de aumento, mas no ano, o setor ainda acumula um aumento de mais de 10 por cento, mostraram dados divulgados nesta terça-feira.
De acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do varejo em outubro ficaram 0,3% menores do que o registrado em setembro.
"Das dez atividades pesquisadas, somente três assinalaram crescimento em outubro com relação a setembro", informou o IBGE em comunicado.
Considerando o chamado comércio varejista ampliado - que inclui veículos, motos, peças e materiais para construção - a queda em outubro foi de 19% frente ao mês anterior.
A crise financeira global que se arrasta há mais de um ano se agravou na segunda metade de setembro e os efeitos dessa piora foram sentidos no Brasil a partir de outubro, quando o governo passou a lançar uma série de medidas para tentar reduzir os impactos sobre a atividade econômica do país.
Apesar do rompimento do ciclo de avanço das vendas, o resultado acumulado no ano pelo setor ainda é positivo. As vendas de janeiro a outubro acumulam um avanço de 10,4%.
A comparação com o desempenho de outubro do ano passado também revela resultados positivos.
As vendas feitas por todas as atividades de varejo pesquisadas pelo IBGE foram maiores em outubro do que o verificado no mesmo período do ano passado.
O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo - um dos mais importantes termômetros do varejo brasileiro - registrou um avanço de 7,4% neste tipo de comparação.