Representantes do setor varejista do Paraná discutiram estratégias para o crescimento do setor durante a abertura da 32ª edição da Mercosuper, feira e convenção do setor supermercadista. A meta nacional é aumentar em 0,5% a participação no PIB a soma de todas as riquezas do país e alcançar os 6%. "Nós queremos ser amados pelo governo como a indústria, que recebe benefícios constantes. O ministro Mantega, prometeu que vai nos amar mais", afirmou o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Abras, Fernando Yamada.A expectativa para o estado do Paraná é crescer 3% este ano. Para o presidente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), César Tosetto, o setor tem um papel importante para o bom desempenho da economia brasileira. "Vamos ajudar no combate a inflação e no crescimento o PIB. Exemplo disso foi a desoneração dos produtos da cesta básica, determinação que foi atendida de forma rápida por todos os nossos associados".
A desoneração ajuda, mas não resolve o problema, segundo o ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola, convidado para palestrar na abertura do evento. "Ajuda a reduzir a pressão nos custos e evitar aumentos de preços que não são mais aceitos de forma passiva pelo consumidor. Mas o governo precisa reduzir gastos públicos e investir mais em infraestrutura e logística, isso sim resolve", afirma o economista.
Negócios
A estimativa é que 40 mil pessoas passem pela feira que fica no Expotrade até a próxima quarta-feira. Os mais de 280 expositores devem fechar 600 milhões em negócios durante o evento.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast