A prorrogação do desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) anunciada ontem terá como contrapartida a contratação de mais funcionários temporários para o fim do ano.
De acordo com a presidente do Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiza Trajano, o acordo é contratar entre 10% e 15% do quadro total do comércio varejista em temporários. "O trabalhador vai receber o 13.º salário e essa medida vai ajudar muito", afirmou.
Segundo o IDV, as 9.450 lojas ligadas a eles empregam diretamente 385 mil pessoas. Por esse cenário, as contratações de temporários podem chegar a 57 mil.
Além disso, a Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) informou que os fabricantes de eletrodomésticos de linha branca se comprometeram a não demitir funcionários enquanto durar a redução do IPI.
Na semana passada, em encontro com a presidente do IDV, o ministro da Faenda, Guido Mantega, condicionou a manutenção do corte do imposto à geração de empregos e a mais promoções de produtos. "São eles que sabem fazer as promoções, divulgar o produto, dar alguma facilidade a mais para o consumidor. Acho que eles têm feito isso, mas a gente sempre pode fazer melhor", afirmou na ocasião.
Na geladeira
Anunciado em abril, o "Bolsa Geladeira" (troca de geladeiras velhas por novas) do governo federal está paralisado. O governo admite dificuldades no projeto. "Não desistimos, porém não temos desenho definitivo para a política do programa", disse Mantega. "Nós paralisamos um pouco em razão da crise econômica", afirmou o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.
Quando foi lançado, o programa tinha como meta trocar 10 milhões de geladeiras. No fim de abril, Lobão anunciou que as geladeiras do programa custariam aproximadamente R$ 500.
Na ocasião, o programa estava sendo planejado da seguinte forma: o consumidor que quisesse trocar a geladeira teria o seu eletrodoméstico antigo recolhido. Sobre o valor do produto novo, seria concedido um desconto e haveria uma linha de crédito para financiar a compra.
O governo, no entanto, não conseguiu equacionar a logística: revendedoras deveriam levar as geladeiras velhas provenientes das trocas para uma empresa especializada em retirar o gás CFC e revender a carcaça a uma usina de reciclagem.
Atualmente, algumas distribuidoras de energia já fazem programas de troca. Elas usam parte da verba que legalmente é destinada à área de pesquisa para promover a troca.
Escalada internacional do embate entre Moraes e direita evoca sanções inéditas ao juiz
Desaprovação ao governo Lula dispara enquanto Tarcisio cresce para 2026; acompanhe o Entrelinhas
Congressistas dos EUA votam proposta que pode barrar entrada de Moraes no país
Mudanças em ministérios indicam guinada do governo para petismo ideológico
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast