São Paulo - A rede varejista Ponto Frio lançou ontem, em São Paulo, o Espaço Empresa uma área dentro das suas lojas de vendas de produtos e soluções de tecnologia da informação voltados para pequenas e médias empresas. Criado em parceria com a Microsoft e a Positivo Informática, o projeto tem como foco uma parcela desses pequenos empresários que compram seus equipamentos no varejo cerca de 25% dos cerca de 4 milhões do país, segundo pesquisa apresentada pelas empresas.
As três companhias garantem que esse é um nicho de mercado com muito potencial, mas ainda pouco explorado no Brasil. Nos primeiros três meses, o Espaço Empresa vai funcionar apenas em três lojas da Ponto Frio em São Paulo. Mas o diretor executivo comercial e de marketing da Ponto Frio, Marcos Vignal, diz que, passada essa fase de testes, devem ser criados espaços semelhantes em outras unidades. "Com o sucesso do projeto, sem dúvida devemos estendê-lo para outras cidades, inclusive Curitiba, que é uma praça superimportante para a rede."
Os micro e pequenos empresários terão acesso a uma linha de crédito especial, segundo Vignal, com condições de parcelamento em até cinco vezes e taxas de juros de cerca de 4,5% ao mês.
Para atender a este público, a Microsoft lançou ontem um novo sistema operacional para servidores, o Windows Server 2008 Foundation, que pode interligar até 15 máquinas. "O servidor pode trazer um benefício grande e segurança para estas empresas. E a nossa proposta é oferecer essa tecnologia de forma simples, eficiente com baixo custo", diz o presidente da Microsoft no Brasil, Michel Levy.
A companhia curitibana, pelos menos nesses três meses de teste, será a fornecedora exclusiva para o Espaço Empresa. Para entrar nesse segmento, a Positivo lançou uma linha da família Positivo Corp composta por quatro desktops, dois notebooks e um servidor de pequeno porte. O presidente da empresa, Hélio Rotenberg, diz que a venda de um servidor "com preço de desktop" é uma grande cartada no combate à pirataria. O servidor da Positivo, com sistema da Microsoft instalado, será vendido por cerca de R$ 2.599.
"Quanto vamos vender é uma incógnita. Mas o mercado em potencial é de cerca de mil empresas, e a grande maioria deve ter interesse. Estamos muito animados e não vamos medir esforços para não deixar espaço para concorrentes neste segmento", diz. A jornalista viajou a convite da Microsoft.