O comércio varejista brasileiro está pessimista sobre as vendas para este Dia dos Namorados. Segundo pesquisa da Serasa, 28% dos executivos do setor esperam queda nas vendas, enquanto 42% esperam estabilidade em relação ao ano passado. Apenas 30% dos entrevistados esperam alta nas vendas.
Em 2008, 34% dos entrevistados declararam esperar alta nas vendas. O recuo entre a expectativa de 2008 e a deste ano mostra, segundo a Serasa, "que o fraco desempenho registrado nas vendas do Dia das Mães de 2009 afetou negativamente o grau de otimismo do setor varejista para o Dia dos Namorados".
Estas expectativas de vendas mais mornas para o Dia dos Namorados devem-se, segundo a Serasa, às pequenas empresas (somente 28% delas acreditam em alta do faturamento neste ano). Já para as médias e grandes empresas do varejo as expectativas de alta são melhores: 38% no caso das médias e 39% para as grandes empresas.
Os presentes apontados pelos varejistas como os favoritos neste Dia dos Namorados serão celulares (25%); roupas, cintos, sapatos, tênis e acessórios (24%); flores (18%); e perfumes e cosméticos (13%).