O comércio varejista espera, neste ano, um crescimento mais modesto das vendas na semana que antecede o Dia dos Pais.
Segundo informou na quinta-feira (25) o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), a expectativa é que as vendas entre os dias 3 e 8 de agosto aumentem 4% ante o mesmo período do ano passado. Em 2012, o crescimento foi maior: 4,75%.
Se a expectativa se confirmar, será o terceiro ano seguido de desaceleração das vendas nos dias antes da data comemorativa. Em 2010, a alta foi de 10%, recuando para 6,86% em 2011 e 4,75% em 2012.
O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, diz que o cenário econômico é pior neste ano e que isso deve afetar as vendas.
"O cenário econômico é desfavorável. A inflação e a alta dos juros inibem o poder de compra do brasileiro. Prova disso é a queda de praticamente todos os índices de confiança do consumidor", afirma Pellizzaro.
O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, que neste ano cairá no dia 11 de agosto. Entre os produtos mais procurados, segundo as entidades que representam o varejo, estão os itens de vestuário, calçados, perfumes, bebidas e artigos eletrônicos.
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