Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Comércio

Varejo tem pior novembro desde 2003

 |

As vendas no varejo subiram 0,9% na passagem de outubro para novembro, a quarta taxa positiva consecutiva, mas, na comparação com o mesmo mês de 2013, o resultado não foi nada bom – alta de apenas 1%. "Foi o pior novembro desde 2003. O comércio, nos últimos dois anos, deu uma guinada para baixo, considerando o acumulado de janeiro a novembro. Não resta dúvida", afirmou Nilo Lopes, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

INFOGRÁFICO: Veja o volume de vendas do comércio brasileiro no mês de novembro

Os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados ontem, surpreenderam positivamente analistas de mercado. Embora confirmem uma recuperação do segmento nos últimos meses de 2014, ainda não é possível falar em retomada para 2015.

"Houve um início de ano muito ruim e agora está havendo uma recuperação. Não sabemos o que vai acontecer em 2015, porque o início de ano traz muitos gastos para as famílias, como material escolar, IPTU, IPVA. Não sabemos se essa melhora vai se manter", ponderou Lopes.

A inflação de alimentos prejudicou os supermercados em novembro, mas houve melhora em quase todas as atividades pesquisadas em relação a outubro. As vendas de veículos subiram 5,5%, impulsionando o resultado do varejo ampliado – que inclui automóveis e material de construção – para uma alta de 1,2%.

"A expectativa de reajuste de preços de automóveis em 2015, pressionado não apenas pela elevação do IPI, mas também pela alta de preços dos insumos [especialmente importados], é fator-chave para explicar o movimento de crescimento das vendas em novembro, o que pode se estender até as primeiras semanas de 2015. Após a desova de estoques, há a expectativa de ressaca nas vendas, principalmente após o carnaval", preveem Mariana Oliveira e João Morais, analistas da Tendências Consultoria Integrada.

Apesar da melhora nos últimos dois meses, o setor de automóveis ainda não retomou o patamar de vendas do ano anterior. Na comparação com novembro de 2013, o volume vendido pela atividade recuou 9,9%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros