São Paulo A Varig cumpriu com a programação de vôos previstos para ontem, cuja malha foi definida na terça-feira, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Além da ponte aérea, a companhia aérea havia informado que, a partir desta quarta-feira, retomaria vôos diários partindo do Rio de Janeiro e de São Paulo para Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus. Também estão mantidos os vôos diários para Frankfurt e Buenos Aires.
De acordo com a Varig e a Anac, a empresa terá um plano de emergência até a próxima segunda-feira, operando com vôos extras para Miami, Nova Iorque, Londres, Copenhague, Lima, Santiago do Chile e Caracas. A Infraero, empresa que administra os aeroportos, disponibiliza em seu site (www.infraero.gov.br) a situação de cada vôo da Varig e de outras companhias aéreas.
Em Paris, no aeroporto internacional Charles de Gaulle, um grupo de 22 passageiros da Varig estariam enfrentando problemas, segundo a Anac. Eles teriam mandado um e-mail para a Agência relatando que famílias com crianças estão sem alimentação e sem bagagem. A Varig disse que vai pagar a hospedagem e que pretende providenciar o seu retorno "o mais breve possível."
A Anac orienta os passageiros que tiveram vôos cancelados a buscar seus direitos. Segundo a agência, o presidente da empresa, Marcelo Bottini, garantiu que os passageiros em trânsito receberão acomodação em empresas concorrentes desde que haja lugares disponíveis nos aviões.