A participação da Varig no mercado doméstico quase dobrou em setembro em comparação com agosto, de 2,21% para 4,30%, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A ocupação dos aviões da empresa subiu de 42% para 55% no mesmo intervalo.
A eficiência operacional da Varig, que mede pontualidade e regularidade, subiu de 15% para 75%, de agosto para setembro, nos vôos nacionais, e de 7% para 44% nos internacionais.
Na área internacional, no entanto, a companhia aérea vendida em leilão em julho para a VarigLog perdeu mais espaço para a TAM e a Gol, que ficaram com respectivos 59,99% e 12,75%, enquanto a Varig obteve apenas 19,10%, contra 21,64% no mês anterior e 75,33% há um ano.
A TAM continua líder também no mercado nacional, com 51,69% dos passageiros transportados no mês passado, pouco acima dos 51,34% de agosto. As aeronaves da TAM tiveram ocupação de 73%, taxa quase estável ante 74% em agosto.
A Gol, por sua vez, caiu de 37,35% do total de passageiros, em agosto, para 36,18% em setembro. As aeronaves da Gol tiveram ocupação de 76%, contra 77% há um mês.
A eficiência operacional da Gol registrou queda de quatro pontos percentuais, de 94% para 90% de agosto para setembro, enquanto a da TAM ficou quase estável, de 89% para 88% em pontualidade e regularidade.
O mercado doméstico, de maneira geral, cresceu 6,9% em setembro, totalizando 3,276 milhões de passageiros transportados. Na área internacional, a indústria encolheu em 54,4%, ou 941 mil passageiros, contra 2 milhões de passageiros transportados no mesmo período do ano passado.
A queda no setor internacional, conforme o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), reflete a crise da Varig, que reduziu drasticamente sua operação para fora do país e teve seus passageiros absorvidos por empresas estrangeiras, já que TAM e Gol detiveram apenas parte da demanda reprimida. Em setembro, a TAM transportou 564,6 mil pessoas para fora do país e a Gol, 120 mil passageiros.