Atualizado em 13/08/2006 às 18h19
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta sexta-feira que avaliará a proposta da empresa para sua nova malha, segundo a qual a companhia passa a contar com 124 vôos diários.
Antes de 11 de maio, a antiga Varig realizava 272 vôos, entre transporte de passageiros domésticos. Isso significa que a companhia deixará de realizar 148 vôos.
Segundo a Anac, a aceitação inicia o processo de homologação que começou a ser estudado pelos técnicos do órgão regulador e depende das condições técnico-operacionais, jurídicas e econômicas a serem apresentadas pela empresa para ser aprovado.
A agência também informou ter enviado ao juiz da 8ª Vara do Rio de Janeiro, Luiz Roberto Ayoub, e à VarigLog correspondência informando que vai abrir licitação para que outras empresas concessionárias possam operar nos aeroporto de Congonhas. Até então, a Varig ocupava 125 slots (espaços no aeroporto). A partir da nova malha, 53 deles foram dispensados pela empresa e entrarão no sistema de rodízio da Anac.
A VarigLog - que ainda opera com logística - anunciou nesta sexta-feira a redução de 11% do seu quadro de pessoal, que passa de 1.824 funcionários para 1.622.
Segundo nota, assinada pelo presidente da empresa, João Luis Bernes de Sousa, a redução da oferta de porões da Varig afetou parcialmente o movimento de carga internacional da companhia, o que levou à terceirização de alguns serviços e, conseqüentemente, à decisão de corte.
A nota informa ainda que a VarigLog deve incorporar Boeings 757, exclusivamente cargueiros, à sua frota de 18 aviões. E que, até sua reestruturação, está intensificado parcerias e acordos com congêneres no mercado internacional para compensar a perda de porões da Varig.
Mario Sampaio, consultor da Airbus no Brasil, negou que a fabricante européia de aviões esteja negociando com a Varig. Segundo Sampaio, o único cliente da empresa no Brasil é a TAM.