São Paulo (Das agências) A Varig registrou em agosto piora no índice regularidade, que mede os cancelamentos dos vôos domésticos em relação a julho, segundo dados do Departamento de Aviação Civil. O índice de regularidade da Varig, que está em recuperação judicial, recuou de 92% em julho para 83% em agosto. Com esse resultado, o desempenho da companhia ficou abaixo da média de 91% do setor.
A Gol, por sua vez, conseguiu melhorar seu desempenho nesse quesito, passando de 89% em julho para 95% em agosto. A companhia vinha registrando pioras constantes nesse índice. O índice da TAM passou de 93% para 94%.
Para os analistas do setor, a piora da Varig e melhora da Gol no índice de regularidade de vôos pode ser explicada pela frota de aeronaves de cada uma. A Gol contava no começo do mês com 37 aeronaves e espera fechar o ano com 42 aviões. Com essa ampliação, a empresa ganha flexibilidade para remanejar novos aviões para rotas operadas por aeronaves em manutenção.
Já a Varig vem enfrentando problemas com a manutenção de seus aviões: a companhia está com 14 aeronaves paradas. A General Eletric, por exemplo, havia retido em junho cinco turbinas de aviões. Com isso, três aeronaves ficaram paradas por falta de motor para voar.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast