São Paulo (Das agências) A Varig registrou em agosto piora no índice regularidade, que mede os cancelamentos dos vôos domésticos em relação a julho, segundo dados do Departamento de Aviação Civil. O índice de regularidade da Varig, que está em recuperação judicial, recuou de 92% em julho para 83% em agosto. Com esse resultado, o desempenho da companhia ficou abaixo da média de 91% do setor.
A Gol, por sua vez, conseguiu melhorar seu desempenho nesse quesito, passando de 89% em julho para 95% em agosto. A companhia vinha registrando pioras constantes nesse índice. O índice da TAM passou de 93% para 94%.
Para os analistas do setor, a piora da Varig e melhora da Gol no índice de regularidade de vôos pode ser explicada pela frota de aeronaves de cada uma. A Gol contava no começo do mês com 37 aeronaves e espera fechar o ano com 42 aviões. Com essa ampliação, a empresa ganha flexibilidade para remanejar novos aviões para rotas operadas por aeronaves em manutenção.
Já a Varig vem enfrentando problemas com a manutenção de seus aviões: a companhia está com 14 aeronaves paradas. A General Eletric, por exemplo, havia retido em junho cinco turbinas de aviões. Com isso, três aeronaves ficaram paradas por falta de motor para voar.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast