Brasília Na tentativa de diminuir o caos nos aeroportos brasileiros, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quer que a Infraero transfira temporariamente parte dos balcões de "check-in" da Varig para as outras companhias aéreas. "As filas são imensas nos balcões (de várias companhias aéreas), enquanto as instalações da Varig estão vazias", disse o diretor da Anac Leur Lomanto.
A Infraero confirmou que recebeu o pedido, mas ainda está estudando com a Varig uma maneira de atendê-lo. A estatal que administra os 66 aeroportos do país argumentou que não pode tirar os espaços nos aeroportos unilateralmente de qualquer empresa aérea porque há contratos comerciais em vigor que não podem ser rompidos.
A Anac informou ainda que tenta intermediar uma negociação entre TAM e Varig, para solucionar o impasse entre as duas companhias. A TAM decidiu não aceitar mais o endosso de passagens da Varig porque a empresa não recebeu ainda US$ 1,5 milhão referentes a bilhetes aéreos da Varig endossados até agora. A decisão preocupa a agência principalmente nas rotas de Nova Iorque, Miami e Paris, mas a Anac "não tem respaldo legal para obrigar ninguém a aceitar o endosso", segundo informou seu presidente, Milton Zuanazzi.