• Carregando...

A participação da TAM e da Gol nos mercados de aviação doméstico e internacional voltou a crescer em junho, seguindo a perda de mercado da Varig, informou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em comunicado.

Dos cerca de 3,3 milhões de passageiros transportados no mercado doméstico no mês passado, a TAM ficou com uma participação de 47,64%, aumento em relação aos 45,64% registrados em maio e aos 40,49% de junho de 2005. Já a Gol, passou de uma fatia de 33,64% em maio para 35,05% em junho, elevando essa parcela também em relação ao registrado em junho de 2005 (27,38%).

Enquanto isso, a Varig, que atravessa uma grave crise financeira, amargou novas reduções de sua participação no mercado interno. No mês passado, a companhia ficou com 10,51% de presença no segmento, ante 14,4% em maio e 24,71% no final do primeiro semestre de 2005.

A ocupação de aeronaves também mostra a mesma tendência para o mercado interno entre maio e junho. Enquanto TAM e Gol aumentaram seus índices para 78%, cada, a taxa de ocupação na Varig caiu para 63% no período.

No mercado internacional, a TAM mostra evolução na participação para 37,91% em junho, contra 28,55% em maio. Neste caso, a taxa de ocupação foi de 75%.

A Gol, por sua vez, passou de 4,47% para 5,61% de participação neste segmento, enquanto a Varig perdeu espaço: de 66,45% em maio para 53,78% em junho.

No semestre, a TAM ficou com uma participação no mercado interno de 44,83%, contra 40,75% registrado no primeiro semestre de 2005. No segmento internacional, a fatia abocanhada pela TAM foi de 25,65%.

A Gol ficou com 31,38% dos vôos domésticos e com 4,43% dos internacionais. A Varig fechou o semestre com uma participação de 16,64% do mercado doméstico, bem abaixo dos 27,45% apurado no mesmo período de 2005. No mercado internacional a empresa viu sua participação recuar de 79,38% ano para 67,61% no período, segundo dados da Anac.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]