A Receita Federal modificou novamente as regras que dão desconto no IPI para a aquisição de veículos e incluiu no benefício as Kombis e os carros comprados diretamente da fábrica, sem intermediação de concessionárias. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e complementam o pacote de estímulo à atividade econômica lançado pelo governo no mês passado. Na ocasião, as alíquotas de IPI que incidem sobre os preços de veículos de passeio e picapes foram reduzidas pela metade. Para caminhões e carros 1.0, o tributo foi zerado.
Não haviam sido beneficiados nesse pacote os chamados veículos de uso misto, categoria que atualmente inclui apenas as Kombis produzidas pela Volkswagen. Desde ontem, a alíquota de IPI cobrada sobre esses carros caiu de 8% para 4%.
Além disso, o desconto passou a ser oferecido para quem comprar seu veículo diretamente na fábrica, por meio, por exemplo, da internet. O decreto publicado no mês passado não previa essa possibilidade. Também poderão ter acesso ao desconto os consumidores que fizeram um pedido antes da publicação do decreto, mas que ainda não receberam o automóvel encomendado. Assim como no pacote anunciado inicialmente, os descontos no IPI anunciados ontem valerão até 31 de março. Depois disso, a cobrança volta a ser feita pelas alíquotas antigas.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast