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Veículos autônomos do Google estreiam nas ruas da Califórnia

Os novos veículos estão projetados para ser plenamente autônomos, mas por enquanto cada veículo levará dois passageiros | Divulgação/Google
Os novos veículos estão projetados para ser plenamente autônomos, mas por enquanto cada veículo levará dois passageiros (Foto: Divulgação/Google)

O Google anunciou nesta quinta-feira (25) que começou a testar seus novos protótipos de veículos autônomos nas ruas da cidade californiana de Mountain View, onde o gigante tecnológico tem sua sede.

“Nossos últimos protótipos de veículos estão prontos para a estrada e alguns estão já estão circulando”, informou o Google em comunicado.

Os novos veículos estão projetados para ser plenamente autônomos, mas por enquanto cada veículo levará dois passageiros, um deles um motorista de segurança, caso algo falhe, e o outro um engenheiro.

“Estão projetados para funcionar sem volante ou pedais, mas durante esta fase de nosso projeto teremos motoristas de segurança a bordo com um volante que pode ser retirado, um acelerador e um freio que lhes permite tomar o controle caso seja necessário”, explicou o Google.

Os pequenos veículos – com espaço para apenas dois passageiros – podem alcançar uma velocidade máxima de apenas 40 quilômetros por hora e utilizarão o mesmo software que os veículos autônomos Lexus, de maior tamanho e que já funcionam há vários anos e percorreram mais de 1,6 milhão de quilômetros.

Contra acidentes

O Google lançou neste mês um site destinado a seus veículos autônomos com o qual procura, entre outras coisas, obter opiniões dos usuários sobre seu projeto.

A empresa acredita que as mortes por acidentes de trânsito poderiam reduzir-se de forma “drástica” com os veículos sem motorista.

O Google destaca, nesse sentido, que a cada ano morrem 1,2 milhão de pessoas por acidentes de trânsito e lembra que em 94% dos casos estão relacionados com um erro humano

A empresa informou que seus 23 veículos autônomos sofreram 12 acidentes menores desde que começaram a circular e que em todos os casos se tratou de um erro humano, seja porque nesse momento estavam sendo operados de forma manual ou por culpa do motorista do outro automóvel envolvido.

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