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A quantidade de veículos compartilhados pelo aplicativo Uber, que conecta motoristas a pessoas que buscam carona, já superou o número de táxis em Nova York, segundo a Comissão de Táxi and Limousine (TLC, em inglês) da cidade.

Os últimos dados publicados pelo departamento revelam que há 14.088 veículos de luxo do Uber nas ruas nova-iorquinas e 13.587 táxis, mas os taxistas ainda fazem dez vezes mais viagens que os motoristas da startup.

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Um dos motivos para o sucesso da empresa é que, em Nova York, o pagamento recebido pelos motoristas que usam o serviço é quase o dobro da remuneração dos taxistas da cidade. Além disso, os motoristas dos conhecidos veículos negros têm contratos independentes da empresa e podem trabalhar em meio-expediente.

Impasse

A chefe da TLC, Meera Joshi, demonstrou preocupação a respeito metodologia usada pelo Uber, pois os usuários do aplicativo não precisam pagar taxas extras à Autoridade Metropolitana de Transporte (MTA, em inglês) e porque seus veículos sobrecarregam ainda mais as já congestionadas ruas de Manhattan.

A empresa começou a operar em Nova York em 2011 e foi recebida com receio por parte das companhias de táxi desde que foi inaugurada, em 2009, em San Francisco (EUA).

Uma das consequências da implantação do Uber em Nova York foi a queda do preço das licenças que os motoristas precisam pagar para conduzirem um táxi amarelo, o que era considerado um valor seguro durante a crise econômica e que agora estaria ao redor de US$ 840 mil.

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