A "velha Varig", que tem a concessão da Nordeste Linhas Aéreas, vai deixar de ser membro da Star Alliance a partir de 31 de janeiro de 2007. Isto significa que as empresas que pertencem à aliança não vão mais emitir bilhetes para a companhia. O endosso era feito, ultimamente de forma reduzida, apenas pela Air Canada e a Air New Zealand. Por causa da inadimplência da Varig, a maior parte das aéreas da Star não aceita mais suas milhas para emitir bilhetes.
A "nova Varig", que acaba de receber a concessão como empresa aérea, informou que analisa as perspectivas para seu ingresso na Star Alliance.
"Com a atribuição oficial à nova Varig do certificado de operadora aérea pelas autoridades brasileiras, a velha Varig não continuará, no futuro, a preencher os pré-requisitos necessários à condição de membro da Star Alliance", informa a nota da Star Alliance.
"Com vista a oferecer aos clientes os benefícios, produtos e serviços da Star Alliance de forma consistente, em todo o mundo, as companhias membros da nossa aliança trabalham de acordo com determinados padrões e processos. Infelizmente, a velha Varig não continuará a operar como uma companhia aérea de rede", disse Jaan Albrecht, presidente da Star Alliance.
As companhias da Star Alliance Air Canada, Lufthansa, South African Airways, Swiss, TAP Portugal e United operam, em conjunto, mais de 270 vôos semanais para a África, Europa e América do Norte, com partida de seis cidades no Brasil.