Dois magnatas da comunicação anunciaram na semana passada que vão lançar publicações específicas para serem lidas no iPad. Primeiro foi a News Corp, do bilionário Rupert Murdoch dono, entre outros, da rede de tevê Fox e do diário econômico Wall Street Journal. A companhia anunciou que colocará a publicação em versão beta (de testes) antes do Natal.
A empresa vem há três meses contratando jornalistas para formar a sua equipe, mas não havia nenhuma previsão de quando o projeto (chamado por Murdoch de "o mais excitante de todos") seria lançado. O jornal tem o nome provisório de "The Daily" e não deve ficar restrito ao iPad outros tablets também terão acesso ao conteúdo. A expectativa é que a assinatura semanal custe US$ 0,99 (cerca de R$ 1,70, menos do que um exemplar de um jornal). O "Daily já recebeu investimento de US$ 30 milhões e tem uma equipe de aproximadamente cem profissionais. A ideia é que o jornal use conteúdo de outras empresas da News Corp. (como vídeos esportivos da Fox) e que os textos sejam bem-humorados e não muito longos. A aposta de Murdoch é que, em poucos anos, os tablets serão tão comuns como celulares ou laptops e, portanto, mais baratos.
A News Corp. vem apostando cada vez mais na internet para aumentar o seu faturamento. Na metade do ano, ela fechou o conteúdo na internet dos britânicos The Times e The Sunday Times e deve fazer o mesmo com outras publicações, como The Sun e The New York Post.
Depois foi a vez de a Virgin, de Richard Branson, fazer comunicado semelhante. O lançamento está marcado para amanhã, em Nova York. Branson promete uma revista, com ênfase em entretenimento, negócios, viagens e cultura. A parte editorial será chefiada por Anthony Noguera, ex-editor de revistas como Arena, Zoo e FHM. A Virgin que atua em áreas como indústria fonográfica, tevê a cabo, transporte aéreo e telefonia celular não deu detalhes sobre preço ou quando de fato o produto estará disponível.