As vendas a prazo cresceram 8,2% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, e as vendas à vista registraram alta de 11,6% na mesma comparação, segundo dados divulgados hoje pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Os dados são referentes às modalidades SCPC (vendas a prazo) e SCPC/Cheque (vendas à vista), respectivamente.
Os registros de inadimplência subiram 7,8% em janeiro deste ano na comparação com janeiro de 2010, enquanto os cancelamentos de registros no SCPC cresceram 2,5%, "refletindo a menor oferta de crédito para renegociação de dívidas, impactada pelo aumento do recolhimento de depósitos compulsórios pelo Banco Central (BC), anunciados no início de dezembro", avalia comunicado da ACSP.
Segundo a entidade, as medidas anunciadas em dezembro pelo governo aliadas a um novo ciclo de elevação da taxa básica de juros (Selic), iniciado em janeiro, estão desacelerando a oferta de crédito e aumentando os juros para o consumidor final, exercendo um "efeito moderador" no crescimento das vendas a crédito.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast