As vendas internas da indústria de materiais de construção subiram 25,87% em março na comparação com igual período do ano anterior, segundo dados divulgados hoje pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). O desempenho marca o quinto mês consecutivo de alta ante o mesmo mês de 2009, após doze meses de queda. Em relação ao mês de fevereiro foi apurada alta de 22,67%. No acumulado dos últimos 12 meses, porém, o indicador ainda mostra queda de 4,89%.
No primeiro trimestre, as vendas cresceram 19,90% em relação ao mesmo período do ano anterior, resultado que superou a média esperada para 2010, que é de 15%. Em nota, a associação destaca que a performance do trimestre segue coerente com a expectativa, dado que os primeiros meses do ano passado apresentaram os resultados mais baixos daquele ano e constituem uma base de comparação mais baixa que o resultado médio do ano.
As vendas no segmento de materiais básicos cresceram 25,12% em relação a março do ano passado, enquanto a de materiais de acabamento aumentaram 27,42%. Em relação a fevereiro, as vendas de básicos cresceram 24,53% e a de acabamentos subiram 19,03%. No comparativo entre primeiro trimestres, as vendas de básicos aumentaram 20,22% e a de acabamentos, 19,26%.
O número de trabalhadores contratados pelo segmento cresceu 9 07% em março ante o mesmo mês do ano anterior e registrou alta de 3,21% na comparação com fevereiro. Para os próximos meses as expectativas positivas da indústria de materiais seguem respaldadas pelos incentivos do governo, como a extensão do prazo da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos materiais de construção até o final deste ano, e o anúncio do PAC 2 e a segunda fase do programa "Minha Casa, Minha Vida".