São Paulo e Curitiba A indústria automotiva reverteu a queda registrada em julho e encerrou agosto com a venda de 151.723 veículos para o mercado interno. Foi o melhor resultado mensal de todo o ano de 2005. O desempenho de agosto representou um aumento de 9,3% em relação a julho, segundo balanço divulgado ontem pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Só os automóveis e comerciais leves tiveram aumento de 9,8% nas vendas, que atingiram 143.539 unidades.
No Paraná, a venda de automóveis ficou acima da média nacional, com crescimento de 17,82% em relação a julho, tendo sido comercializadas 12.118 unidades. Considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, motos e ônibus, foram negociados no Paraná, em agosto, 21.177 unidades, representando aumento de 17,9% em relação a julho. De acordo com informações divulgadas ontem pela diretoria regional do Paraná da Fenabrave, houve redução apenas na venda de caminhões, com 739 unidades contra 740 de julho. A comercialização de motos cresceu 21,92% no estado com 6.218, enquanto os negócios com ônibus aumentaram 82,5% em agosto em relação a julho, com a venda de 73 unidades no Paraná. Os comerciais leves tiveram crescimento nas vendas de 12,8%, com a venda de 2.019 caminhonetes.
O aumento da produção em algumas montadoras ficou acima das vendas. Na Volkswagen/Audi, por exemplo, foram fabricados em agosto, na unidade de São José dos Pinhais, 20,5 mil veículos das marcas Fox, Fox Cross, Golf e Audi A3. Esse número representou um crescimento de 24% sobre agosto do ano passado e uma variação positiva de 5,36% sobre julho. Entre janeiro e agosto deste ano, a fábrica paranaense da VW/Audi produziu 143.341 veículos, ou 64% do verificado no ano passado.
No mercado nacional, na comparação com agosto do ano passado, o aumento nas vendas foi de 16,5%. Em julho deste ano, as montadoras haviam registrado queda nas vendas de 6,6%, com a comercialização de 138,7 mil unidades. No acumulado de janeiro a agosto, foram comercializados 1,090 milhão de veículos para o mercado interno, um acréscimo de 10,4% frente a igual período de 2004. Para 2005, a Anfavea estima que as vendas internas atinjam 1,64 milhão de unidades, com um aumento de 4% sobre 2004.
O resultado de agosto, segundo analistas do setor, é reflexo do esforço de vendas das montadoras e da rede varejista, que realizaram uma série de promoções envolvendo preços e prazos maiores de pagamento.
Além disso, as montadoras estão investindo no lançamento de novas motorizações, principalmente de bicombustíveis (flex fuel).
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast