O mercado de automóveis sofreu leve queda de 1,75% em fevereiro sobre o mês de janeiro. A diferença representa 155.482 unidades emplacadas no último mês com menos dias úteis contra 158.255 unidades no período anterior. De acordo com balanço da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), divulgado nesta segunda-feira (2), o melhor resultado é o do segmento de comerciais leves, que cresceu 13,94%, para 35.861 unidades.
No sentido oposto está o mercado de motocicletas, que despencou 13,67% em fevereiro em relação ao resultado de janeiro: foram 106.729 unidades emplacadas contra 124.067 vendidas no mês anterior, o que confirma a tendência de queda já observada no primeiro mês do ano.
Ao somar todos os segmentos, o que inclui automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários houve queda de 4,6% no resultado de fevereiro sobre o de janeiro, com o total de 312.148 unidades emplacadas.
1º bimestre
Como o primeiro semestre de 2008 foi o auge do boom de vendas de veículos no Brasil, a diferença ao contrapor fevereiro de 2009 com igual período do ano passado é elevada. Segundo a Fenabrave, no total de veículos emplacados a queda é de 10,09% na comparação entre os dois períodos, já que em fevereiro de 2008 foram vendidas o total de 347.172 unidades.
Ao comparar a soma do primeiro bimestre, a queda é de 10,58%, de 715.294 unidades emplacadas entre janeiro e fevereiro de 2008 para 639.648 unidades nos dois primeiros meses de 2009.
Embora no mercado geral seja apontada a queda, no segmento de automóveis o resultado pode ser considerado "estável". Ao contrapor os dois primeiros meses "de crise" deste ano com o mercado fortemente aquecido do mesmo período do ano passado, a queda é de 4,5%: de 328.469 automóveis vendidos em 2008 para 313.737 unidades em 2009. Veja os dez carros mais vendidos em fevereiro
1) VW Gol - 21.073 unidades
2) Fiat Palio - 12.754 unidades
3) Fiat Mille - 11.094 unidades
4) GM Celta - 9.306 unidades
5) GM Corsa Sedan - 8.790 unidades
6) VW Fox/Cross Fox - 8.421 unidades
7) Fiat Strada - 6.078
8) Ford Ka - 5.652 unidades
9) Ford Fiesta - 5.153 unidades
10) VW Voyage - 5.024 unidades
Participação de mercado
A Volkswagen liderou as vendas de automóveis no primeiro bimestre do ano, com 23,89% de participação no mercado brasileiro. Em segundo lugar, está a Fiat, com 23,28%, seguida da General Motors (20,75%) e da Ford (10.97%). Em quinto lugar se mantém a Renault (5,39%), à frente da Honda (5,37%), Peugeot (3,74%), Citroën (3,20), Toyota (1,51%) e Nissan (0,95%).
Já no segmento de comerciais leves quem lidera é a Fiat, com 20,55% do mercado, seguida da General Motors (16,87%), Ford (16,44%), Volkswagen (10,19%), Mitsubishi (8,35%), Toyota (7,56%), Hyundai (6,69%), Honda (2,69%), Kia (2,45%) e Mercedes-Benz (1,48%).
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast
Deixe sua opinião